domingo, 19 de junho de 2011

Golfinhos e Sono

Animais pequenos, com taxa metabólicas mais altas, tendem a dormir mais. Por exemplo, morcegos e gambás dormem aproximadamente 18 a 20 horas por dia, enquanto elefantes e girafas dormem apenas 3 a 4 horas por dia. Sabe-se que taxas metabólicas mais altas de resulta em extresse oxidativo produzido pelas mitocôndrias e foram associadas a envelhecimento, artrite e demência no camundongo.

Já os golfinhos apresentam um padrão de sono curioso. Além da ausência quase completa de sono para mães golfinhos e seus bebês após o nascimento (o oposto do que se observa em mamiferos terrestres), durante o sono os golfinhos movimentam-se continuamente e evitam obstáculos. Uma explicacao para esse fato é que os golfinhos não apresentam sono REM (fase do sono associado ao sonho e caracterizado por movimentos rápidos dos olhos, juntamente com paralisia da maioria dos músculos), o que pode ser uma adaptação que permite que eles continuem se movimentando. Além disso, estudos de traçados EEG do golfinho nariz-de-garrafa mostram que ele repousa um hemisfério de cada vez. O olho contralateral ao hemisfério cerebral com ondas lentas costuma ser fechado, enquanto o outro olho está quase sempre aberto.


Golfinho-do-ganges, conhecido popularmente como "Susu" ( referente ao som produzido pelo animal quando respira), habitante em risco de extinção do rio sagrado indiano,  é um dos últimos descendentes do grupo mais antigo de golfinhos do planeta, que viveu há milhões de anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário